terça-feira, 20 de maio de 2014

Diretrizes No 4 - ANO "0" do Conselho Mundial de Igrejas Cristãs para a Amazônia Brasileira

  • CIMI subordinada a CNBB vermelha. Manter a Amazônia intocada para usufruto da clã do mal. OIT 169 de 1919  de Berlin vermelha. 
  • POR QUE?
    SUPORTE E EXPLICAÇÕES 
                      I - As 
                      verbas para o início do cumprimento desta etapa já se acham 
                      depositadas, cabendo a distribuição ao Conselho de Curadores 
                      definir e avaliar a distribuição. Da verba AS 4-81, 60% serão 
                      destinadas ao Brasil, 25% À Venezuela e 15% à Colômbia. 
                      Ficarão sem verbas até 1983 o Peru e os demais países da 
                      América do Sul. 
  • POR QUE?
    VII - O endereço continuará sendo 
                      mantido sob a senha "GOTLIEB", principalmente por causa dos 
                      colombianos. 
                      É o 
                      que foi decidido. (Ass. Ileg.) H.V 
                      Hoberg 
                      ( Ass. Ileg) S.B. Samuelson [1]
    ítem VII - endereço na senha "GOTLIEB" por causa dos colombianos??? 

  DIRETRIZES BRASIL N.º 4 - ANO "0"
Organizações Sociais Missionárias no Brasil 
PARA: ORGANIZAÇÕES SOCIAIS MISSIONÁRIAS NO BRASIL  
TRADUÇÃO JURAMENTADA DO DOCUMENTO QUE DEU ORIGEM AOS ATUAIS IMPASSES NA AMAZÔNIA.
                                                       
                  Decorre, 
                  dessas Diretrizes,  tudo que vem se passando na AMAZÔNIA 
                  nos dias que correm. Podemos resumi-las em 2 objetivos: 
                   
                  1º - 
                  SEGREGAÇÃO DOS INDÍGENAS, impedindo-os de se integrarem à 
                  comunidade brasileira para se tornarem joguetes nas mãos dos 
                  cobiçosos estrangeiros ( cobiça que vem desde os idos da 
                  colonização); 
                  2º - 
                  Preservar a AMAZÔNIA (mantê-la intocada, tanto quanto 
                  possível, impedindo o nosso País de dela valer-se para o nosso 
                  desenvolvimento), com vistas  aos maus propósitos das 
                  nações hegemônicas, que dela só querem usufruir, de vez que 
                  estão, já, sem áreas e recursos, que lhes assegurem manter o 
                  Poder de que desfrutam. 
                   
                  L. 
                  Salgado  
                  DAS 
                  IGREJAS CRISTÃS
 WALTER 
                  HEINRICH RUDOLPH FRANK  TRADUTOR PÚBLICO JURAMENTADO E 
                  INTÉRPRETE   COMERCIAL  PORTUGUÊS - ALEMÃO 
                                     
                  Rua 
                  Senador Feijó, n.º 20 - 1º andar conj. 002 telefone 124 5754 
                  
                  Tradução 
                  n.º 4.039 Livro XVI Fls. 01 Data 22.7.1987 
                                      
                  CERTIFICO 
                  e dou fé, para os devidos fins, que me foi apresentado um 
                  documento em idioma ALEMÃO, que identifiquei como Exposição, 
                  cuja tradução para o vernáculo, é do seguinte teor: 
                  
                  CHRISTIAN CHURCH WORLD COUNCIL 
                                                                    
                  Genebra, julho de 1.981             
                                  
                  Exposição 03/81
                                   
                                
                  DIRETRIZES BRASIL N.º 4 - ANO "0" 
                                     
                  PARA: 
                  Organizações Sociais Missionárias no Brasil 
                                    
                  1 - 
                  Como resultado dos congressos realizados neste e no ano 
                  passado, englobando 12 organismos científicos dedicados aos 
                  estudos das populações minoritárias do mundo, emitimos estas 
                  diretrizes, por delegação de poderes, com total unanimidade de 
                  votos menos um dos presentes ao "I Simposium Mundial sobre 
                  Divergências Interétnicas na América do Sul". 
                  2 - 
                  São líderes deste movimento: a) Le Comité International de 
                  La Defense de l`Amazonie; b) Inter-American Indian 
                  Institute c) The International Ethnical Survival; 
                  d) The International Cultural Survival; e) Workgroup 
                  for Indinenous Affairs; f) The Berna-Geneve Ethnical 
                  Institute e este Conselho Coordenador. 
                  
                  3 - 
                  Foram contemplados com diretrizes específicas os seguintes 
                  países: Venezuela n.º 1, Colômbia n.º 2; Perú n.º 3; Brasil 
                  n.º 4, cabendo a Diretriz n.º 5 aos demais países da América 
                  do Sul. 
                                      
                  DIRETRIZES 
                                  
                  A 
                  - A AMAZÔNIA TOTAL, CUJA MAIOR ÁREA FICA NO BRASIL, MAS 
                  COMPREENDENDO TAMBÉM PARTE DOS TERRITÓRIOS VENEZUELANO, 
                  COLOMBIANO E PERUANO, É CONSIDERADA POR NÓS COMO UM PATRIMÔNIO 
                  DA HUMANIDADE. A POSSE DESSA IMENSA ÁREA PELOS PAÍSES 
                  MENCIONADOS É MERAMENTE CIRCUNSTANCIAL, NÃO SÓ DECISÃO DE 
                  TODOS OS ORGANISMOS PRESENTES AO SIMPÓSIO COMO TAMBÉM POR 
                  DECISÃO FILOSÓFICA DOS MAIS 
                  DE MIL MEMBROS QUE COMPÕEM OS DIVERSOS CONSELHOS DE DEFESA DOS 
                  ÍNDIOS E DO MEIO AMBIENTE. 
                                    
                  B - É 
                  NOSSO DEVER: PREVENIR, IMPEDIR, LUTAR, INSISTIR, CONVENCER, 
                  ENFIM ESGOTAR TODOS OS RECURSOS QUE, DEVIDA OU INDEVIDAMENTE, 
                  POSSAM REDUNDAR NA DEFESA, NA SEGURANÇA, NA PRESERVAÇÃO DESSE 
                  IMENSO TERRITÓRIO E DOS SERES HUMANOS QUE O HABITAM E QUE SÃO 
                  PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE E NÃO PATRIMÔNIO DOS PAÍSES CUJOS 
                  TERRITÓRIOS, PRETENSAMENTE, DIZEM LHES PERTENCER. 
C - É 
                  NOSSO DEVER: IMPEDIR EM QUALQUER CASO A AGRESSÃO CONTRA TODA A 
                  ÁREA AMAZÔNICA, QUANDO ESSA SE CARACTERIZAR PELA CONSTRUÇÃO DE 
                  ESTRADAS, CAMPOS DE POUSO, PRINCIPALMENTE QUANDO DESTINADOS A 
                  ATIVIDADES DE GARIMPO, BARRAGENS DE QUALQUER TIPO OU TAMANHO, 
                  OBRAS DE FRONTEIRAS CIVIS OU MILITARES, TAIS COMO QUARTÉIS, 
                  ESTRADAS, LIMPEZA DE FAIXAS, CAMPOS DE POUSO MILITARES E 
                  OUTROS QUE SIGNIFIQUEM A TENTATIVA OU DO QUE A CIVILIZAÇÃO 
                  CHAMA DE PROGRESSO.
D - É NOSSO DEVER MANTER A 
                  FLORESTA AMAZÔNICA E OS SERES QUE NELA VIVEM, COMO OS 
                  ÍNDIOS, OS ANIMAIS SILVESTRES E OS ELEMENTOS 
                  ECOLÓGICOS, NO ESTADO EM QUE A NATUREZA OS DEIXOU ANTES DA 
                  CHEGADA DOS EUROPEUS. PARA TANTO É NOSSO DEVER EVITAR A FORMAÇAO
DE PASTAGENS, 
                  FAZENDAS, PLANTAÇÕES E CULTURAS DE QUALQUER TIPO QUE POSSAM 
                  SER CONSIDERADAS COMO AGRESSÃO AO MEIO.
E - É NOSSO 
                  PRINCIPAL DEVER, PRESERVAR A UNIDADE DAS VÁRIAS NAÇÕES 
                  INDÍGENAS QUE VIVEM NO TERRITÓRIO AMAZÔNICO, PROVAVELMENTE HÁ 
                  MILÊNIOS. É NOSSO DEVER EVITAR O FRACIONAMENTO DO TERRITÓRIO 
                  DESSAS NAÇÕES, PRINCIPALMENTE POR MEIO DE OBRAS DE QUALQUER 
                  NATUREZA, TAIS COMO ESTRADAS PÚBLICAS OU PRIVADAS, OU AINDA 
                  ALARGAMENTO, POR LIMPEZA OU DESMATAMENTO, DE FAIXAS DE 
                  FRONTEIRA, CONSTRUÇÃO DE CAMPOS DE POUSO EM SEUS TERRITÓRIOS. 
                  É NOSSO DEVER CONSIDERAR COMO MEIO NATURAL DE LOCOMOÇÃO EM 
                  TAIS ÁREAS, APENAS OS CURSOS D `ÁGUA EM GERAL, DESDE QUE 
                  NAVEGÁVEIS. É NOSSO DEVER PERMITIR APENAS O TRÁFEGO COM 
                  ANIMAIS DE CARGA, POR TRILHAS NA FLORESTA, DE PREFERÊNCIA AS 
                  FORMADAS POR SILVÍCOLAS. 
                  F 
                  - É NOSSO DEVER DEFINIR, MARCAR, MEDIR, UNIR, EXPANDIR, 
                  CONSOLIDAR, INDEPENDER POR RESTRIÇÃO DE SOBERANIA, AS ÁREAS 
                  OCUPADAS PELOS INDÍGENAS, CONSIDERANDO-AS SUAS NAÇÕES. É NOSSO 
                  DEVER PROMOVER A REUNIÃO DAS NAÇÕES INDÍGENAS EM UNIÕES DE 
                  NAÇÕES, DANDO-LHES FORMA JURÍDICA DEFINIDA. A FORMA JURÍDICA A 
                  SER DADA A TAIS NAÇÕES INCLUIRÁ A PROPRIEDADE DA TERRA, QUE 
                  DEVERÁ COMPREENDER O SOLO, O SUBSOLO E TUDO QUE NELES EXISTIR, 
                  TANTO EM FORMA DE RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS COMO NÃO 
                  RENOVÁVEIS. É NOSSO DEVER PRESERVAR E EVITAR, EM CARÁTER 
                  DE URGÊNCIA, ATÉ QUE NOVAS NAÇÕES ESTEJAM ESTRUTURADAS, 
                  QUALQUER AÇÃO DE MINERAÇÃO, GARIMPAGEM, CONSTRUÇÃO DE 
                  ESTRADAS, FORMAÇÃO DE VILAS, FAZENDAS, PLANTAÇÕES DE QUALQUER 
                  NATUREZA, ENFIM QUALQUER AÇÃO DOS GOVERNOS DAS NAÇÕES 
                  COMPREENDIDAS  NO ITEM  3  DESTA. 
                                    
                  G - É 
                  NOSSO DEVER:  A PESQUISA, A IDENTIFICAÇÃO E A FORMAÇÃO DE 
                  LÍDERES QUE SE UNAM À NOSSA CAUSA, QUE É A SUA CAUSA. É 
                  NOSSO DEVER PRINCIPAL TRANSFORMAR TAIS LÍDERES EM LÍDERES 
                  NACIONAIS DESSAS NAÇÕES . É NOSSO DEVER IDENTIFICAR 
                  PERSONALIDADES PODEROSAS, APTAS A DEFENDER OS SEUS DIREITOS A 
                  QUALQUER PREÇO E QUE POSSAM AO MESMO TEMPO LIDERAR OS SEUS 
                  COMANDADOS, SEM RESTRIÇÕES. 
                                    
                  H - É 
                  NOSSO DEVER EXERCER FORTE PRESSÃO JUNTO ÀS AUTORIDADES LOCAIS 
                  DESSE PAÍS, PARA QUE NÃO SÓ RESPEITEM O NOSSO OBJETIVO, MAS O 
                  COMPREENDA, APOIANDO-NOS EM TODAS AS NOSSAS DIRETRIZES. É 
                  NOSSO DEVER CONSEGUIR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL EMENDAS 
                  CONSTITUCIONAIS NO BRASIL, VENEZUELA E COLÔMBIA, PARA QUE OS 
                  OBJETIVOS DESTAS DIRETRIZES SEJAM GARANTIDAS POR PRECEITOS 
                  CONSTITUCIONAIS. 
                                    
                  I - É 
                  NOSSO DEVER GARANTIR A PRESERVAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMAZÔNIA E 
                  DE SEUS HABITANTES ABORÍGENES, 
                  PARA O SEU DESFRUTE PELAS GRANDES CIVILIZAÇÕES EUROPÉIAS, 
                  CUJAS ÁREAS NATURAIS ESTEJAM REDUZIDAS A UM LIMITE CRÍTICO. 
                  . 
                                    
                  PARA 
                  QUE AS DIRETRIZES AQUI ESTABELECIDAS SEJAM CONCRETIZADAS E 
                  CUMPRIDAS, COM BASE NO ACORDO GERAL DE JULHO PASSADO, É 
                  PRECISO TER SEMPRE EM MENTE O SEGUINTE: 
                                    
                  a) 
                  ANGARIAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE SIMPATIZANTES, 
                  PRINCIPALMENTE ENTRE PESSOAS ILUSTRES, COMO É O CASO DE 
                  GILBERTO FREIRE NO BRASIL, BEM COMO E PRINCIPALMENTE ENTRE 
                  POLÍTICOS, SOCIÓLOGOS, ANTROPÓLOGOS, GEÓLOGOS, AUTORIDADES 
                  GOVERNAMENTAIS, INDIGENISTAS E OUTROS DE IMPORTANTE 
                  INFLUÊNCIA, COMO É O CASO DE JORNALISTAS E SEUS VEÍCULOS DE 
                  IMPRENSA. CADA SIMPATIZANTE DEVE SER INSTRUÍDO PARA QUE 
                  CONSIGA MAIS 10, ESSES 10 E CADA UM DELES MAIS 10 E ASSIM 
                  SUCESSIVAMENTE, ATÉ FORMARMOS UM CORPO DE SIMPATIZANTES DE 
                  GRANDE VALOR. 
                    
                  b) 
                  MAXIMIZAR NA MEDIDA DO POSSÍVEL, A CARGA DE INFORMAÇÕES, 
                  APERFEIÇOAR O CENTRO ECUMÊNICO DE DOCUMENTAÇÃO E, A PARTIR 
                  DELE, ALIMENTAR OS PAÍSES E SEUS VEÍCULOS DE DIVULGAÇÃO COM 
                  TODA SORTE DE INFORMAÇÕES . 
                    
                  c) 
                  ENFATIZAR O LADO HUMANO, SENSÍVEL DAS COMUNICAÇÕES PERMITINDO 
                  QUE O OBJETIVO BÁSICO PERMANEÇA EMBUTIDO NO BOJO DA 
                  COMUNICAÇÃO, EVITANDO DISCUSSÕES EM TORNO DO TEMA. NO CASO 
                  DOS PAÍSES ABRANGIDOS POR ESTAS DIRETRIZES, É PRECISO LEVAR EM 
                  CONSIDERAÇÃO A POUCA CULTURA DE SEUS POVOS, A POUCA 
                  PERSPICÁCIA DE SEUS POLÍTICOS ÁVIDOS POR VOTOS QUE A IGREJA 
                  PROMETERÁ EM ABUNDÂNCIA. 
                                    
                  d) 
                  CRITICAR TODOS OS ATOS GOVERNAMENTAIS E DE AUTORIDADES EM 
                  GERAL, DE TAL MODO QUE NOSSO IDEAL CONTINUE PRESENTE EM TODOS 
                  OS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DOS PAÍSES AMAZÔNICOS, 
                  PRINCIPALMENTE DO BRASIL, SEMPRE QUE OCORRA UMA AGRESSÃO À 
                  AMAZÔNIA E ÀS SUAS POPULAÇÕES INDÍGENAS. 
                                    
                  e) 
                  EDUCAR E ENSINAR A LER OS POVOS INDÍGENAS, EM SUAS LÍNGUAS 
                  MATERNAS, INCUTINDO-LHES CORAGEM, DETERMINAÇÃO, AUDÁCIA, 
                  VALENTIA E ATÉ UM POUCO DE ESPÍRITO AGRESSIVO, PARA QUE 
                  APRENDAM A DEFENDER OS SEUS DIREITOS. É PRECISO LEVAR EM
CONSIDERAÇÃO QUE OS 
                  INDÍGENAS DESSES PAÍSES SÃO APÁTICOS SUBNUTRIDOS E 
                  PREGUIÇOSOS. É PRECISO QUE ELES VEJAM O HOMEM 
                  BRANCO COMO UM INIMIGO PERMANENTE, NÃO SOMENTE DELE, ÍNDIO, 
                  MAS TAMBÉM DO SISTEMA ECOLÓGICO DA AMAZÔNIA. É PRECISO 
                  DESPERTAR ALGUM ORGULHO QUE O ÍNDIO TENHA DENTRO DE SI. É 
                  PRECISO QUE O ÍNDIO VEJA E TENHA CONSCIÊNCIA DE QUE O 
                  MISSIONÁRIO É A ÚNICA SALVAÇÃO. 
                                    
                  f) É 
                  PRECISO INFILTRAR 
                  MISSIONÁRIOS E CONTRATADOS, INCLUSIVE NÃO A RELIGIOSOS, EM 
                  TODAS AS NAÇÕES INDÍGENAS. APLICAR O PLANO DE BASE DAS 
                  MISSÕES, QUE SE COADUNA COM A PRESENTE DIRETRIZ E, DENTRO DO 
                  MESMO, A APOSIÇÃO DOS NOSSOS HOMENS EM TODOS OS SETORES DA 
                  ATIVIDADE PÚBLICA, É MUITO IMPORTANTE PARA VIABILIZAR ESTAS 
                  DIRETRIZES. 
                                    
                  g) 
                  É PRECISO REUNIR AS ASSOCIAÇÕES 
                  DE ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA E OUTRAS EM TORNO DO PROBLEMA, DE 
                  TAL MANEIRA QUE SEMPRE QUE NECESSITEMOS DE ASSESSORIA, 
                  TENHAMOS ESSAS ASSOCIAÇÕES AO NOSSO LADO. 
                                      
                  
                  h) É 
                  PRECISO INSISTIR NO CONCEITO DE ETNIA, PARA QUE DESSE MODO 
                  SEJA DESPERTADO O INSTINTO NATURAL DA SEGREGAÇÃO, DO ORGULHO 
                  DE PERTENCER A UMA NOBREZA ÉTNICA, DA CONSCIÊNCIA DE SER 
                  MELHOR DO QUE O HOMEM BRANCO. 
                                    
                  i) É 
                  PRECISO CONFECCIONAR 
                  MAPAS, PARA DELIMITAR AS NAÇÕES DOS INDÍGENAS, 
                  SEMPRE MAXIMIZANDO AS 
                  ÁREAS, SEMPRE PEDINDO TRÊS OU QUATRO VEZES MAIS, 
                  SEMPRE REIVINDICANDO A DEVOLUÇÃO DA TERRA DO ÍNDIO, POIS TUDO 
                  PERTENCIA A ELE. DENTRO DOS TERRITÓRIOS DOS ÍNDIOS DEVERÃO 
                  PERMANECER TODOS OS RECURSOS QUE PROVOQUEM O DESMATAMENTO, 
                  BURACOS, A PRESENÇA DE MÁQUINAS PERTENCENTES AO HOMEM BRANCO. 
                  DENTRE ESSES RECURSOS, OS MAIS IMPORTANTES SÃO AS RIQUEZAS 
                  MINERAIS, QUE DEVEM SER CONSIDERADAS COMO RESERVAS 
                  ESTRATÉGICAS DAS NAÇÕES A SEREM EXPLORADAS OPORTUNAMENTE. 
                                   
                  
                  j) É 
                  PRECISO LUTAR CM TODAS AS FORÇAS PELO RETORNO DA JUSTIÇA. O 
                  QUE PERTENCEU AO ÍNDIO DEVE SER DEVOLVIDO AO ÍNDIO PARA QUE O 
                  ESBULHO SEJA COMPENSADO COM PESADAS INDENIZAÇÕES. UMA ESTRADA 
                  DESATIVADA JÁ OCASIONOU PREJUÍZOS COM DESMATAMENTO E MORTE DE 
                  ANIMAIS. UMA MINA JÁ CAUSOU PREJUÍZOS COM BURACOS E POLUIÇÃO, 
                  PORÉM O PREJUÍZO MAIOR FOI COM O MINERAL QUE FOI FURTADO DO 
                  ÍNDIO. OS ÍNDIOS NÃO DEVEM ACEITAR CONSTRUÇÕES CIVIS FEITAS 
                  PELO HOMEM BRANCO, ELES DEVEM PRESERVAR A SUA CULTURA, 
                  TRADIÇÃO E SEUS COSTUMES A QUALQUER PREÇO. 
                  
                  k) É 
                  PRECISO DEFENDER OS ÍNDIOS DOS ÓRGÃO PÚBLICOS OU PRIVADOS, 
                  CRIADOS PARA DEFENDÊ-LOS OU ADMINISTRAR AS SUAS VIDAS TAIS 
                  ÓRGÃOS, TANTO OS EXISTENTES NO BRASIL - SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO 
                  ÍNDIO - COMO EM OUTROS PAÍSES, NÁO DEFENDEM OS INTERESSES DOS 
                  ÍNDIOS. 
                  
                  l) É 
                  PRECISO MANTER AS AUTORIDADES EM GERAL SOB PRESSÃO CRÍTICA, 
                  PARA FINALMENTE EVITAR QUE OS SEUS ATOS, APARENTEMENTE 
                  SIMPLES, NÃO SE TRANSFORMEM EM DESGRAÇA PARA OS ÍNDIOS. NUNCA 
                  SE DEVE DEIXAR DE PROTESTAR CONTRA QUALQUER ATO QUE CONTRARIE 
                  AS DIRETRIZES AQUI COMPREENDIDAS . 
                    
                  
                  SUPORTE E EXPLICAÇÕES 
                  I - As 
                  verbas para o início do cumprimento desta etapa já se acham 
                  depositadas, cabendo a distribuição ao Conselho de Curadores 
                  definir e avaliar a distribuição. Da verba AS 4-81, 60% serão 
                  destinadas ao Brasil, 25% À Venezuela e 15% à Colômbia. 
                  Ficarão sem verbas até 1983 o Peru e os demais países da 
                  América do Sul. 
II - Os contratados serão de inteira 
                  responsabilidade dos organismos encarregados da 
                  operação.
III - Os relatórios serão enviados mensalmente e 
                  o sistema de arquivo não deverá ser liberado para a normativo 
                  do arquivo ecumênico, pelo fato de existirem etapas que não 
                  integram o convênio com a Igreja Católica desses países. 
                  
IV - É vedado e proibido aos Conselhos regionais 
                  instalados em tais países dirigir-se diretamente aos nossos 
                  provedores, para fins de requisição de verba, sob qualquer 
                  pretexto que seja. Todas as doações serão centralizadas em 
                  Berna. 
V - Será permitido estipular pequenas verbas, 
                  distintas da verba principal, para fins de dar suporte a 
                  operações paralelas, não compreendidas nestes diretrizes. As 
                  quantias representativas dessas pequenas verbas devem ser 
                  devidamente especificadas, tanto quanto à sua origem como em 
                  relação à sua destinação. 
VI - No que concerne à 
                  transmissão e tramitação de documentos e informações, são 
                  válidas de modo geral as seguintes instruções: para verbas, o 
                  Gen. 79-3; para assuntos políticos, o Gen. 80-12; para 
                  assuntos de sigilo máximo, o Gen. 79-7 em toda a sua gama e em 
                  todos os seus aspectos, sem exceção. O expediente do acordo 
                   sobre a presente diretriz deverá chegar aqui ao mais 
                  tardar dentro de 30 dias da data do recebimento desta e estará 
                  sujeito à Norma 79-7. 
VII - O endereço continuará sendo 
                  mantido sob a senha "GOTLIEB", principalmente por causa dos 
                  colombianos. 
                  É o 
                  que foi decidido. (Ass. Ileg.) H.V 
                  Hoberg 
                  ( Ass. Ileg) S.B. Samuelson 
                  -------------------------------------------------------------------------------
                  
                  NADA 
                  MAIS constava do documento acima, que devolvo junto com esta 
                  tradução, que conferi, achei conforme e assino. DOU FÉ. 
                                    
                  São Paulo, 22 de julho de 1.987 

                  Walter H. R Frank 
                  Tradutor 
                  Público 
                                    
                  EU, 
                  MARIA IRACEMA PEDROSA,______________________ Vice Presidente 
                  do CENTRO DE DESENV0LVIMENTO DE EMPRESÁRIOS E ADMINISTRADORES 
                  LÍDERES - CDEAL/MANAUS, trasladei em 1.º de dezembro de 1.999. 
                  
Enviado por: Manoel Soriano Neto. (29/10/2008)
  Brasil, ame-o ou deixe-o.
http://brasil.iwarp.com/
http://www.bancadamilitar.org.br/abm-AMZ-04.htm
http://brasil.iwarp.com/rcmam3.htm -

4 comentários:

Marilda Oliveira disse...

Como os engenheiros sociais conseguem tumultuar no apurar da verdade. Ou a verdade apresentada tão escancarada, que pensamos ser mentira e esperamos para ver. No entanto, estamos vendo a realidade cruel dia a dia acontecer pois tudo que reza nesta Diretriz está realmente acontecendo no Brasil. E por outro lado vemos a ineficiência, omissão da Funai junto aos indígenas. É fácil entender realmente porque a Amazônia continua sob a ausência (sistemática) do Estado. O problema brasileiro é a absoluta ignorância a respeito das questões de Estado, que são questões políticas, e a absoluta omissão daqueles que ignorantes não são com relação às medidas necessárias, que são medidas eminentemente políticas, para que esse problema seja sanado.
É a pragmática fé absoluta na absoluta inércia, em benefício de interesses privados, que levou a que não só a Amazônia brasileira chegasse ao ponto em que chegou e em que hoje se encontra, como levou a todo o restante que se observa hoje como um processo enfermo, suicida, aparentemente irreversível que se alastra por todo o País.

João Carlos Lago Neto disse...

MINHA VISÃO DAS RESERVAS INDÍGENAS

Entendo que índio, na acepção da palavra, é aquele indivíduo que não estabeleceu contato com nossa civilização, impregnada de tecnologia. À medida em que este índio vai estabelecendo contato com os chamados civilizados, vai ele perdendo, paulatinamente, sua condição de índio, da forma que entendo o significado da palavra. Quando aquele índio chega a um estágio em que usa vestimentas produzidas por nossa civilização, utiliza parabólicas, adota métodos de cultivo da terra que não os tradicionais dele, que passa a desejar e a utilizar modernas camionetas, aí, parece-me, passou a ser ele integrante de nosso grupo, ou seja, é brasileiro, e como tal devendo obediência às normas jurídicas do Brasil.

Julgo estranho que grupos ainda denominados de índios exijam, por exemplo, da VALE vultosos pagamentos anuais (ou seja, adotam nossos padrões monetários) e, no momento em que cometem crimes, sejam considerados inimputáveis. Estranho muito o fato de estes ainda chamados índios comparecerem a sessões do STF, da Câmara e do Senado (poderes de nossa República) e, no entanto, terem tratamento diferente quando quebram dependências governamentais ou colocam funcionários do governo na condição de reféns.

Julgo absurdas as demarcações de reservas indígenas feitas a partir da Yanomami, no governo Collor, ainda mais com a vulgarização do termo Nações Indígenas. Áreas imensas, por coincidência sempre ricas em minérios e, em geral, em regiões de fronteira, ocupadas por poucos indivíduos. Estas áreas imensas, denominadas reservas indígenas, podem servir de pretexto a que, no futuro, nações venham a intervir em solo brasileiro sob a desculpa de proteção de Nação Indígena, promovendo, desta forma, um processo de balcanização do Brasil. Boas políticas públicas, conduzidas e fiscalizadas por cidadãos honestos, podem assegurar a necessária preservação da natureza, sem que sejam concedidos privilégios a grupos que, há muito, deixaram de ser verdadeiramente índios.

Estas reservas indígenas, quilombos e cotas raciais estão adubando terreno para sérios problemas em solo brasileiro, em futuro que pode estar não muito distante.

Saudações Fraternas

Rio de Janeiro(RJ)

Fendel disse...

igrejas e religiões de merda... todas!

Marilda Oliveira disse...

NÃO SÃO IGREJAS THOMAS FENDEL, SÃO OS GLOBALISTAS LOBOS VESTINDO ROUPAS DE CORDEIRO PARA ABOCANHAR AS TERRAS MAIS FÉRTEIS DO MUNDO. E O BRASIL COM SUAS FORÇAS ARMADAS E GOVERNANÇAS ENTREGUISTAS ENTREGARÃO POR TRÊS MOEDAS. ESSA GOVERNANÇA MALDITA, ENTREGUISTA FICARAM MILIONÁRIOS COM COMISSÕES DEPOSITADAS NAS ILHAS VIRGENS, TERRAS, E CASAS ESPALHADAS EM TODO O MUNDO ACHAM QUE ESCAPARÃO DO CASTIGO DA NATUREZA MAS, NÃO ESCAPARÃO NÃO! A ELAS ESTÁ DESTINADO O CASTIGO DO ANONIMATO, DA SOLIDÃO, DO REMORSO, DA TRIÇÃO.