sexta-feira, 7 de abril de 2017

Suriname, Nova Amsterdan, Guianas, "Grande Caribe" a quem pertence?

O presidente da joalheria envolvida com o governador Sérgio Cabral no RJ, Roberto Stern, o vice-presidente, Ronaldo Stern; Diamantes e ouro, uma relação antiga com o povo judeu:
Desde a expansão essa elite está nos bastidores rs,rs, da colonização e mercantilismo , no monopólio de escravos e açúcar ...eram da elite judaica aliás ...essa elite mercantil detentora de grandes dinastias sempre fez e faz uso político de mito religioso(lei do retorno, terra prometida) para colonização... terras...como explicar Israel se: Um reino judaico e independente já existia no Suriname Jodensavanne(lá, reservado!)? Como se explica os que aqui chegaram entre Judeus Sionistas (que advogavam o retorno dos judeus para um estado judaico) e os Progressistas, que estiveram envolvidos nas agitações políticas da época como Oswaldo Aranha pela criação do Estado de Israel junto a ONU, e a proibição da obra de Gustavo Barroso no Brasil descrevendo esses fatos e verdadeiros inclusive, os Estados dentro dos Estados no Brasil?.
Resultado de imagem para jóias compradas por sérgio Cabral
O certificado Kimberley, foi obtido, para garantir que as pedras de diamantes comercializadas não são provenientes de áreas de conflito ou controladas por rebeldes, NO ENTANTO, NÃO RESPEITAM CERTIFICADOS, LEIS, NORMAS, JUSTIÇA, VENDEM PARA REBELDES, CORRUPTOS,  NÃO NACIONALISTAS, SEM NOTA FISCAL,  SEM IDENTIFICAREM A ORIGEM, AJUDANDO NA LAVAGEM DO DINHEIRO, COMO FEZ A família H. Stern no Brasil.
Resultado de imagem para as Índias diamantes
Koh i noor (em farsi significa "Montanha de Luz") é um dos diamantes mais misteriosos da Índia. Conhecido como um diamante amaldiçoado que traz azar a quem o adquire, ele foi extraído  no estado de Andhra Pradesh, na Índia, juntamente com  Darya-ye Noor (o "Mar de Luzes"). Sua maldição envolveu até o construtor do Taj Mahal.Em 1849, o diamante foi retirado à força do Império Sikh pela India Britânica e tornou-se parte das jóias da Coroa britânica, quando a rainha Vitória foi proclamada imperatriz da Índia, em 1877. O diamante foi tradicionalmente conhecido como "Kuh-e nur" no século 19, após a conquista britânica da Índia. O diamante está incrustado na Coroa da Rainha Elizabeth e está em exposição na Torre de Londres. Diz a lenda que a pedra formava um olho de uma Deusa adorada pelo Kakatiyas .

Até o início do século 18, eram as Índias que forneciam diamantes para o mundo. Na Idade Média, atravessando a Arábia, as caravanas os levavam até Aden ou Cairo onde eram trocados com mercadores judeus por ouro ou prata. Estes por sua vez as revendiam a seus correligionários de Veneza, Lituânia ou Frankfurt. Na Europa cristã eram poucas as profissões permitidas aos judeus. A lapidação de diamantes era uma delas, sendo um dos poucos ofícios permitidos a eles pelas corporações de artes e ofícios medievais. Aos judeus também era permitido e incentivado emprestar dinheiro a juros. Era fácil para os que trabalhavam como prestamistas avaliar e vender pedras preciosas que eram oferecidas em garantia nas transações. Tinham também estreitos laços com os judeus que viviam nos centros comerciais do Império Otomano, por onde transitavam os diamantes provenientes das Índias.
No século 16, quando os portugueses conseguiram alcançar as Índias por rota transoceânica, os judeus portugueses faziam acordos com os capitães dos navios para que comprassem os diamantes diretamente dos mineiros de Goa. Assim, Lisboa acabou por se transformar na principal porta de acesso dos diamantes na Europa. Oficinas de lapidação foram montadas em Lisboa e em menor medida na Antuérpia, onde judeus do Leste Europeu trabalhavam como lapidadores e polidores. A indústria de diamantes de Portugal prosperou até o final do século 16, quando recrudesce a perseguição aos judeus em Portugal.
Com o estabelecimento do Tribunal da Inquisição em Portugal, muitos mercadores judeus deixam Lisboa para se estabelecer num primeiro momento em Amsterdã e num segundo na Antuérpia, sendo ambas rapidamente transformadas nos centros diamantários da Europa.
Durante a Inquisição os diamantes se tornaram um bem de valor inestimável para os judeus; pequenos o suficiente para ser escondidos no corpo, podiam ser trocados imediatamente por dinheiro em qualquer país da Europa, as preciosas gemas representavam um meio eficaz de preservar e acumular riqueza.
Em meados do século 17, há inúmeros judeus entre os comerciantes que financiaram a Companhia Holandesa das Índias Orientais para que a mesma organizasse sua própria rota comercial para as Índias. Desta forma, Amsterdã toma o lugar de Lisboa como porto de entrada na Europa para os diamantes das Índias. Assim que as minas dessa procedência começam a esgotar sua produção, outras foram descobertas, em 1725, no Brasil. Os holandeses tentaram dominar o tráfico desta nova rota, mas tiveram que competir com a ascensão do poderio marítimo inglês.
Em meados do século 18 a Grã Bretanha já dominava o comércio de diamantes, tanto provenientes das Índias quanto do Brasil, e Londres se tornara um dos centros de distribuição de diamantes brutos. Inúmeros comerciantes judeus, a maioria sefaraditas, adquirem licenças para residir na Inglaterra e poder importar diamantes. Nos registros da Companhia das Índias Orientais consta que a maioria dos importadores eram judeus. Estes organizaram um comércio triangular entre Londres, Livorno e as Índias: a prata era exportada para a cidade toscana de Livorno onde era trocada por coral, que, por sua vez, era usado na Inglaterra para comprar diamantes brutos, vindos das Índias ou do Brasil. Em seguida, os diamantes eram enviados para as oficinas de lapidação de Amsterdã e da Antuérpia. As pedras acabadas eram, em seguida, distribuídas para toda a Europa.
Nessa época, as pedras eram destinadas às cortes européias e cabia aos chamados “judeus da corte” selecionar e avaliar os diamantes e pedras preciosas. Na Suécia, por exemplo, esta tarefa cabia à família Isaac; em Hamburgo, à família Lippold, ao passo que em Viena, à família Oppenheim, século 19 no Brasil família H Stern. A indústria de diamantes de Israel nasceu antes da 2a Guerra Mundial. Foi fundada por judeus provenientes dos Países Baixos, que trouxeram consigo as habilidades técnicas e os importantes contatos comerciais. http://www.morasha.com.br/historia-judaica-moderna/os-judeus-e-a-industria-dos-diamantes.html

“Em Jodensavanne os judeus receberam a oportunidade de viver suas vidas como um enclave religioso-cultural autônomo. Ali, os judeus aproximaram-se do sonho de auto-jurisdição em um "reino" próprio, um dos únicos exemplos antes da fundação do moderno Estado de Israel, onde os judeus da diáspora haviam alcançado autonomia política.No final do século XVII, o assentamento agrícola de Jodensavanne, possuía mais de 40 fazendas com engenhos produtores de açúcar. Em 1730 o Suriname tinha cerca de 400 fazendas, das quais 115 estavam em posse da comunidade judaica.”’(...)em Jodensavanne existia um exército judeu e uma guarda civil, que defendiam o povo dos ataques de quilombolas e corsários. Todos os colonos homens adultos eram obrigados a participar das forças de segurança. A Companhia das Índias criou varias milícias, organizadas de acordo com a origem da população. De todas as divisões de defesa no país, a milícia judaica funcionou melhor. Estava relacionado ao fato de que eles tinham intenções de ficar, prosperar e o seu compromisso maior com a nação judaica, que tinham de defender.” (Márcia Zaros)
(FONTE JUDAICA:
http://moshav.blogspot.com.br/2012/07/jodensavanne.html
Vou me tornar seu inimigo porque te conto a verdade?
Tradução google se não perfeita, o suficiente para o entendimento caso contrário, o link no final.
Tem sido frequentemente dito aqui, a história da história europeia do Suriname e não pode ser separada da grande história do mundo. Isso se aplica à Africano diáspora, chinesa e indiana. Eles mudaram fundamentalmente Suriname. Mesmo antes que a colônia permanente Suriname dos Países Baixos foi (paz de Breda, 1667) diáspora judaica também tinha alcançado Suriname. Quando os holandeses em 1654 de Pernambuco, Brasil, foram deslocados fugiram muitos judeus portugueses (Sefarden) para Amsterdam. Um grande grupo de judeus se estabeleceram sob a orientação de David Cohen Nassy (Lisboa 1612 - Paramaribo/ Suriname em 1685) em 1664 em Caiena. Eles foram, no entanto, desde a fundação sem colonização judaica'. Então eles foram para o Suriname. Em Jodensavanne foi um grande assentamento judeu. Aqui, a primeira sinagoga no Novo Mundo "foi construído. Este edifício de madeira é deixado nada. Os judeus portugueses tomou seu conhecimento e experiência para o Suriname e colocar plantações de açúcar. autoridades inglesas, eles receberam privilégios; assim eles foram liberados em seus ritos e costumes religiosos e eles tinham a sua própria lei. Estes privilégios foram posteriormente ratificado pelos holandeses. A primeira sinagoga pedra no Suriname, Berachah Ve Shalom (Paz e Bênçãos), veio em 1685 a existir. As bases desta sinagoga ainda pode ver quando você visita o Jodensavanne.
Gesigt van de Jooden Savane, in de Colonie van Surinamen – coll E. van Drecht – Amsterdam bron: 
Espetáculo de Jooden Savane, em Colonie Surinames - coll. Edwin van Drecht - Amsterdam
Apenas no curso do século 18 seguiu os asquenazes. Este Ashkenazic imigrantes judeus vieram da Europa, especialmente da Alemanha. Este grupo era composto por judeus relativamente pobres. Eles se estabeleceram, ao contrário dos judeus sefarditas em Paramaribo. Eles não têm o conhecimento agrícola e experiência para crescer açúcar e outras culturas. Muitos mais fez esses recém-chegados envolvidos no comércio. duas populações judeus longos foram separadas. Não havia nem mesmo casados ​​entre si. Por isso tinha duas características comuns judeus também a sua própria sinagoga. A sinagoga israelita Português em Paramaribo, "Sędek Ve Shalom" (Justiça e Paz), foi construído em 1736. No Heerenstraat Keizerstraat encontramos a sinagoga Ashkenazi. Isto foi conseguido primeira sinagoga Ashkenazi em 1723. 
Em 1833, uma nova era da sinagoga atual foi construída. Ele foi projetado pelo arquiteto JF Halfhide. A consagração da sinagoga, "Ne Ve Shalom (Casa da Paz) ocorreu em 05 de maio de 1837.
Ipenburg
Judeus no Suriname. Ben Ipenburg (2015)
Final do século 17 Suriname tem mais de 90 famílias judaicas portuguesas e cerca de 40 a 50 asquenazes (relacionados pelo casamento). A população judaica total é estimada em cerca de 600 almas. Eles, então, tem mais de 40 plantações próprias e cerca de 9.000 escravos. Um século mais tarde (1788) a cidade de Paramaribo tem 1119 casas dos quais 213 são de propriedade de judeus. A "população total branco da cidade é composto por cerca de duas mil pessoas, das quais mais de metade são judeus. Acrescentou os negros livres "e pardos (650) e 6000 a 8000 escravos, a população urbana total de cerca de 10.000 almas. Olhando para toda a população, incluindo as plantações, a colônia tem cerca de 50.000 pessoas, das quais existem apenas cerca de 3.500, branco.
Buku – Bibliotheca Surinamica
 Destes, mais de um terço dos judeus. Curiosamente, em sua Nassy, ​​a história da colônia de Suriname (1788) também menciona um grupo de 100 mulatos livres judeus. Documentos históricos mostram que o lugar agora chamado Sivaplein, houve uma irmandade de judeus coloridas chamado Darhe Jesarim. Eles tinham sua própria casa de oração lá. Infelizmente, não existe nada permaneceu conservada.
Esta foto foi tirada por volta de 1900 por Eugen Klein (1869-1927). A legenda diz com esta imagem: alto alemão Israëlitsche Sinagoga, Paramaribo. Esta foto eu acho tão especial, pois representa um ponto importante na história do Suriname. Nós vemos uma menina crioula no koto Misi, para a sinagoga. Enquanto as outras crianças brincam, ela olha para o espectador. Talvez alguém dos leitores sabem quem ela é. 
Buku – Bibliotheca Surinamica
Muitos têm, sangue Africano' Suriname e têm antepassados que eram escravos. Ao mesmo tempo, há muitas Suriname, sangue judeu' e ter descido de donos de escravos. Muitos surinameses identificar com os escravos e se consideram vítimas de escravidão. Talvez seja difícil identificar com senhores de escravos. Mas isso é precisamente o que torna a história interessante do Suriname. A fusão da diáspora judaica e Africano é a espinha dorsal da sociedade multicultural do Suriname.
Buku – Bibliotheca Surinamica
Bibliotheca Surinamica
Os judeus em Suriname sob Administração holandeses

Tal foi, em seguida, Suriname tornou-se uma possessão holandesa. Mas quantas dificuldades teria que lutar o novo proprietário! Um clima saudável, um solo pantanoso, uma muito reduzida população, enquanto havia tantas mãos diligentes para expediente de fazer a terra necessária; muitos moradores descontentes pequenos que secretamente terugwenschten o Governador Inglês; e, finalmente, um grande número de judeus que sob o domínio Inglês tantos privilégios foram autorizados, se dificilmente os pontos de vista da república eram compatíveis; onde mais tarde a pior praga de tudo, o assédio incessante de índios seriam empurrados de volta para o interior. E assim em algum lugar, em seguida, esta experiência mostra que >> trabalho incansável supera tudo; "E neste trabalho são os judeus trabalhador e paciente não tinha pequena participação? Com rara perseverança ainda assim eles continuaram trabalhando no aproveitamento do solo e aplicado-se diligentemente monitorar a agricultura, até que gradualmente também mais holandeses e neozelandeses na Colônia foram liquidados, e ajudou a lançar as bases para o derzelve gurgle bloom . Eles viveram lá desde uma única região, a geheeten Savannah (1).
Buku – Bibliotheca Surinamica
O primeiro governador do Suriname foi o capitão JULIUS LIGHTENBERG, que chegou há no jare 1669, e em nome dos Estados de Zeeland tomou posse da colônia. Logo se entregou notáveis ​​entre os judeus do Suriname para a Holanda Governo Governador Chen, com pedido de confirmação da aquisição anteriormente por eles privilégios: para eles, foi também favorável concedido. Lê-se sob esta petição nos Países Baixos nomes mais famosos de DAVID NASSY, ISAAC PEREIRA, ISAAC ARIAS, HENRIQUES DO CASERES, Rafael ABOAB, Samuel Nassy, ​​ISAAC R. Prado, AARON DE SYLVA, alaus DE FONSECA, ISAAC MEZA, DANIEL mesiah , JACOB NUNEZ, ISAAC GABAY CID, Isaac da Costa, Isaac Drago BENT0 DA COSTA (2).

No ano de 1675 fez o príncipe WILLIAM III, na sua dignidade como governador da Holanda e da Zelândia, seu ex-secretário Pierre Du Moulin Governador Governo do Suriname diante. Zeeland era muito contra essa nomeação, mas consentiu, na manutenção do Príncipe
(1) No que diz respeito ao Savannah dos judeus, perto do ponto de areia no Suriname,
não muito longe de Paramaribo, JANIÇON, presente Etat de la République
des Províncias Unies, (la Haye, 1739.) Tom. I, p. 411, 427; e Essai
historique sur la Colonie de Suriname, Tom. II, p. 49-57.
(2) Essai Histórico, T. II, p. 134.

sinagoga Paramaribo
a população sérvia judeu foi forçado a se defender bravamente em tropas do exército contra os invasores índios selvagens, para privilégio e autoridade na colônia.

Um ano mais tarde, o lugar esvaziado pela morte de Du Moulin. Eles tiveram a ocasião de sua nomeação, para batido >> para oferecer toda a colônia Sua Alteza, então prestes a entrar em negociações com a província; "Pelas quais o então Príncipe de auto supremacia teria sido realizada. Mas esta proposta foi recusada; especialmente como a colónia tinha pelo local com a emigração era muito pobre, e, em seguida, premido no presente como um resultado da redução da carga (1). Então, eles permaneceram para o primeiro de Zeeland, em 1678 com a aprovação do Parlamento JOHAN HEINSIUS aanstelden Governador. Sob o reinado de isso começou os índios reduzidos que ousaram tomar uma temporada longa nada contra os europeus, para perseguir tal, a Colônia, que se encontravam obrigados a manter a assistência vigorosa para os Estados de Zeeland.

Em seguida, enviou a ajuda de cento e cinquenta foi considerado tão inadequada que os moradores, especialmente a população sérvia judeu foi forçado a se defender bravamente em tropas do exército pequenos contra os invasores selvagens.

As obrigações feita a liquidação de sua população sérvia judeu de várias maneiras, multiplicado, naturalmente, fazer a influência deste último consideravelmente, e fez suas reivindicações cada vez mais elevados para privilégio e autoridade na colônia.
__________

(1) e recolhendo os apêndices sobre Wagenaar, vol. XV, bl. 30-32

No ano de 1680 foi um desenho de novas instituições de serem enviados para a pátria por notabelste Surinam judeus, no que seria concedido íntegra As iguais direitos aos cristãos. Os Estados Gerais entendida não para entrar aqui; mas a necessidade de uma nova ordem de negócio era no entanto mais e mais feltro; e Outono Mês 1682 foi em consequência atribuída uma patente de universal Unidos Colônia do Dutch West India Empresa: onde a soma de duzentos e sessenta mil florins conheceu os Estados de Zeeland. Na mesma ocasião, a administração da colónia também foi ajustado (1). Eles foram o caminho errado em diante, para deixar a colônia para uma empresa em particular, que já realizou grande parte da culpa pela perda do Brasil, devido à estreita e baatzuchtigen espírito mercantil que tinha sempre inspirado e controlado; ao contrário, deve custar o que queria também manter a propriedade das regiões adjacentes do Estado, ainda monitorar com mais precisão a seleção de governadores e comandantes das tropas, para reforçar a segurança e defesa da colônia com recursos liberais e welbestuurde , um Conselho iluminada e vivida de colônias de golpe de astúcia já nomeando estas questões é, e, portanto, a propriedade da República fora da Europa como um tratamento igual a dedicar a própria pátria.

________

(1) Pode-se encontrar o cartaz, este acordo teve lugar, no Cau e Scheltus, Grande Plakaatboek, Vol. III, p. 1424. O West Indian Company, aqui referido foi o segundo desse nome, fundada em 1675, após a primeira tinha sido encerrado no ano anterior.

Então só tinha os bens estrangeiros para a comunidade. pode ser uma fonte de prosperidade e abundância, o que poderia fornecer ao Estado de povos vizinhos invejosos ascendência duradouras.

Já no ano seguinte o Ocidente Companhia Holandesa das Índias não foi capaz de manter-se na posse da colônia, mas teve que vender dois terços da herança público. Quando a cidade de Amsterdam se tornou o dono da uma parte acima mencionada, Sir Aerssens DE SOMMELSDYK o oposto: uma mudança que os desordeiros também no chão, num determinado estado de coisas foi o melhor possível, e o advento feliz de Suriname deu origem. Nas mãos do sozinha Colony Companhia das Índias Ocidentais seria muito em breve sofrer o destino do Brasil.

Mr. Aerssens, filho de que Aerssens que na trama

Em Amesterdão em 1650 jare como um amigo e aliado dos Príncipes de Orange tinha dado a conhecer, realizou uma 'os mais ricos residentes da Holanda, especialmente depois de seu irmão mais velho François era falecido, e deixou-o herdeiro de sua propriedade. Ele pertencia a uma geração que foi encontrado em muitos piedade. Duas de suas irmãs, amigos do nobre MARIA SCHUURMAN, deixado por seu zelo para caminhadas naauwgezetten e um dos grande mundo se separaram estilo de vida tentados a ir para os seguidores do Labadie (1). também

seu irmão distinguido por sentimentos de piedade, mas também tinha uma certa obstinação de caráter, que ele às vezes inconvenientes causados. WILLEM III parece ter antecipado dificuldades, que ele começou a se estabelecer, e aconselhou-o a ir para a colônia. Aerssens seguido esse conselho, mas deixou em 1683 para o Suriname com trezentos soldados, e substituído há o anterior Governador Governo C. VERBOOM. Ele pegou firme e, em muitos aspectos muito, medidas benéficas para levantar a colônia, especialmente através da nomeação de um Conselho de

Polícia e Justiça, e através da concepção de leis bem ordenadas para a liquidação. Duas coisas, mas ele despertou descontentamento: o primeiro, entre a população judaica, por uma aplicação rigorosa

as disposições da pátria própria dourados em santificação do dia cristão de descanso (2); e também por uma disciplina ainda mais rígida entre os soldados que anteriormente tinha sido acostumados a uma grande farra.
______

(1) Não é improvável que o desejo de proporcionar a contínua Labadists um bom refúgio, ajudou a torná-lo uma parte significativa da colônia para fazer compras. Eles se estabeleceram lá dentro, pelo menos brevemente voltar a aplicar taxa. Veja JANIÇON, T.A. pl. , P. 411.

(2) Essai Histórico, T. I, p. 39. As disposições relativas à celebração do domingo já tinha anteriormente (em 1634) também tornadas obrigatórias para os assentamentos no Novo Mundo por parte da Ordem e as regras da alta Poderoso Lords Estados Gerais dos Países Baixos Unidos, prendeu conselho e deliberação do Governo Hebb Eren Companhia das Índias Ocidentais, a habitar e cultivar as terras e lugares geconquesteerd em Brezil, Art. 34. Veja Estados Plakaatboek, Vol. I, p. 621, 622.

Jodensavanne

Como o primeiro ponto, os judeus sobre klachtig caiu no Chartered Society of Suriname (os proprietários gezamentlijke); que foi o resultado que os diretores aanschreven Senhor dos SOMMELSDYK a aderir corpo dot às liberdades sob o domínio do Inglês obtidos pelos israelitas (1). Sir Aerssens preso a esse fardo agora tão afiada que os judeus não têm novamente queixou-se ele. O destino Tiger foi-lhe o seu rigor em relação aos soldados que o levaram a gritaria desenfreada esses obstáculos no pescoço, no qual ele foi morto horrível. Seu governo tinha sido geralmente muito benéfico para a colônia. Um historiador holandês, aqui certamente é imparcial, diz dele: "Ele pode ser chamado o criador da colônia Suriname, que não passava de um pântano, quase sem pessoas, pelo menos, sem ordem e regularidade para eles antes dele. Ele era, como todos os reformadores abuso desatualizado, caluniados e perseguidos; é para a prole para fazê-lo direito (2).

__________

(1) Verificou-se que circular no Histórico Essai, Tom II, p. 137

(2) CAMPS, História da holandesa fora da Europa, DL. II, p 289. Mais favorável é a testemunha T. Pistorius devolvendo sua descrição do Suriname Aerssens .; que foor também é parcialmente comunicada COOK, Vaderlandsch dicionário, DL. I, BL 100, 101.

Colony pelos selvagens perseguidos e atacados pelos franceses. operações militares bravos pelos judeus.

Eles dizem que Aerssens com os índios só com esta condição pode chegar a uma paz duradoura, ele é a filha de seu chefe com uma espécie de aliança de casamento com eles (1). De qualquer forma, é certo que eles tinham em reverência durante a sua vida, logo após sua morte novamente atacar o assentamento, haviam sido atacados antes, ousou venture; mas eram, especialmente os judeus, a cuja cabeça como capitão Samuël Nassy foi levado de volta.

Este Nassy obtidos a partir de tempo para muita influência tempo entre seus correligionários, e tentou algumas reformas para trazê-los a ser, sem, no que diz respeito às suas férias tão frequentes; mas ele descobriu que não um pouco, para efeito, embora tenha sido apoiado por letras das Rabbies Amesterdão. Sua autoridade diminuiu muito quando a colônia em um novo Governador Governo obtido no Senhor CASAS DE CORTE, que Aerssens sucedeu no tabuleiro.

Os judeus do Suriname estabeleceu o grande serviço Colony novamente quando ela teve de suportar um ataque no ano de 1689 a partir do esquadrão francês, comandado por Cassard almirante; na defesa do Senhor Chatillon, filho do ex-Governador Governo, são particularmente distinto.
__________

(1) Essai Histórico, T. I, p. 42.

Infelizmente houve uma rivalidade nítida entre o novo governador e SAMUËL NASSY que antes de sua chegada tinha quase toda a autoridade em si unida e, talvez, tinha a esperança de seguir o Senhor SOMMELSDYK do conselho; devido a que ele era bom para deixar o Novo Mundo, e descer para colocar entre os seus irmãos em Amsterdam. Mesmo depois de sua partida era a tensão entre os cabeças do povo de Israel e continuar o Senhor SHARP casa, então a primeira é para os réus Baron de Belmonte e SAMUËL NASSY em Amsterdã ele, solicitando a sua ajuda, ea retirada do Governador Governo que sabia editar ponto. Ele foi substituído em 1996 por Paulus van der Veen, e este por sua vez em 1706 por William o Gooyer.

A colônia foi de ano para ano aumentou prosperidade e riqueza, seus inúmeros benefícios desde as reformas benéficas Aerssens começado a pagar. Não é de admirar que a riqueza emergente dos franceses, que estavam em que somente com a república em guerra, grande impulso nos olhos. Em junho, no ano de 1712 se aventurou um ataque bastante violento, mas foi bravamente repelidos. Em outubro, o almirante Cassard francês reapareceu ao largo da costa e tentou navegar dentro do rio Wine vírgula. Residentes, sem dos judeus sob o seu capitão ISAAC PINTO, ofereceu uma obstinada ficar de pé novamente, mas não conseguiu impedir que o inimigo terminou o país, a cidade de Paramaribo bombardeado, ea liquidação numa brandschattede maneira horrível (1). Logo após o Tratado de Utrecht foi assinado, tornando a colônia esse inimigo foi felizmente salvo para o futuro.

Naauwelijke tinha passado o risco por parte da França, ou o que SINTs longo ameaçado por parte dos Bushnegro, levantou-se com intensidade assustadora. Já no ano de 1690 foram os escravos na plantação de Eenen ricos israelita chamado MACHADO, se levantou e matou seus mestres. A partir de então eram os negros que foram capazes de se isentar de seus mestres, begonen a fugir para o interior, onde são aninhado nos bosques. Governador CASAS DE CORTE encontrado não conceder os judeus em tais ocasiões para alguma assistência, mas ordenou que eles sejam conscientes de sua própria defesa. Este foi um grande erro; porque, em parte, aprendeu a conectar assim a população israelita cada um para sua própria manutenção, o que poderia ter algum impacto sobre um pouco perigosa para os cristãos; Outra parte que ele, assim, aumentar gradualmente um poder que tem ensinado a experiência, não só para a paz e segurança, mas para a existência da própria colônia para ser altamente perigoso. Os judeus defenderam-se mais de uma vez com sucesso; mas a coragem Bushnegro, contudo, continuou a aumentar a resistência ao abrigo da mão.

____________

(1) Van Kampen, História da holandesa fora da Europa, Vol. II, p. 416-420.

Nos anos 1726 e 1728 viram seus testes formidáveis, que não são imediatamente medidas eficazes poderiam ser colocar no trabalho, em razão dos problemas quase insuperáveis, que os montanhosas terra e impenetráveis ​​florestas, juntamente com o calor insuportável do clima, os europeus colocar no caminho. No entanto eles fizeram em 1730 uma força tentativa completa em estendendo uma empresa sérvia judeu, liderado por um oficial Petty com quatorze brancos e seis e trinta negros, que se distinguem pela ocupação e guardando um importante impérios Post, após a destruição das aldeias de Bushnegroes.

No ano seguinte, teve uma outra expedição contra o mesmo lugar inimigo, liderado pelo Civic Oficial Boeye eo judeu David Nassy. Este último, um homem de coragem e força, os negros tiveram sua plantação, com a qual ele está muito familiarizado conseguiu manter, SINTs longo tempo treinados para essas empresas; especialmente deu a todos os que me senti capaz de fazê-lo uma vez que o Conselho de Polícia em 1717 liberdade jare para aanvallender- os Bushnegroes ou a maneira defensiva para lutar, e, tanto quanto possível prejuízo. Já em 1718 ele havia comandado pelo judaica Kapiteijn Jacob D'Avilar levado para welgelukten parar tal parte: devido a quem ele Petty ao primeiro-tenente, logo ao capitão da empresa civil sérvia judeu, foi nomeado. Agora ele teve menos sucesso; e embora abandonado Boeye, ele encontrou o inimigo em suas habitações; matou muitos, e tomou uma série de outros prisioneiros.

Boeye que havia processado o Chefe falta Israelita de subordinação, foi punido em si e Nassy ganhou de esta viagem tão grande nome Eenen, que até o poeta espanhol-judeu Ben Venida Del Monte foi cantado e celebrado em odes elegantes.

Em 1738 eram os negros da fazenda do proprietário judaica Manuël PEREIRA, e matou seu mestre. Este enviou ISAAC ARIAS, ex-oficial do judeu companhia sérvia que teve sua propriedade no bairro, alguns voluntários de sua nação liderada por DAVID NASSY e Abraão de Brito, contra Bushnegroes fora. Seis semanas permaneceu gangue para cima em terreno hostil, para que ninguém sabia o que tinha acontecido com ela (1); mas em seu retorno provou que eles tinham feito um ones muito prósperas atacando, enquanto o afgehouwene entrega seis negros mortos e sete e quarenta e prisioneiro de guerra também realizou. Cada funcionário recebeu do Conselho para este f75 viagem; cada cidadão F36; cada f20 Neger armado, e cada negro que tinha sido encarregado de alimentação, f5 para recompensar.

Cinco anos mais tarde fez o mesmo incansável israelita (DAVID NASSY), que trinta viagens empreendidas contra Bushnegroes, embora já idosos, mesmo aqueles que atacam a aldeia de Kreoolsche negros que através de suas várias civilizações e suas relações com os europeus a gevaariijkste de todos eram.

O ataque teve lugar no grande dia da expiação dos judeus. Sem ele, deixando manter a santidade do festival tirei este, o rio Suriname ao longo do interior, perseguido o inimigo, cruzou as barracas em chamas, remou os frutos de campo do solo, levou alguns negros para, e alimentados quatorze prisioneiro de guerra com ele mesmo. Mas Nassy foi vítima de um ardil do inimigo. Isso o fez dietas, as molas de negros foram envenenados; e ele forçado por falta do refresco necessário, se compromete a devolver, sem esperar que o fardo do Conselho das ordens. Seus adversários invejosos e conseguiu trazê-lo RAZÃO com o Conselho em uma calúnia; Sua defesa foi mal ouviu; colocar seu julgamento. Este ofendido o homem galante tão grande que ele foi atacado por uma febre, que o levou para o túmulo com a idade de setenta anos. Após sua morte, seu companheiro de fé, Isaac Carvalho, foi nomeado em seu lugar como capitão de judeus sérvio empresa cidadã.

Poucos anos depois de um tratado de paz foi assinado com as cada vez mais perigosas se tornando quilombolas oeste. Mas agora apareceu uma nova ameaça por parte dos orientais ou Tempaty negros plonderden 1749 uma plantação no ano, e os escravos negros que estavam lá, tinha com ele. Esta plantação pertencia Eenen proprietário judeu, e chamou Auka; de lá continuou aos insurgentes o nome Auka negros.

Contra este inimigo era que a viagem foi realizada em 1757, em parte sob o cristão Comandante RIJSDORP, em parte sob a judaica Capitão Nassy, ​​que já tinha levantado anteriormente dezesseis vezes contra o mesmo inimigo. O resultado também desta empresa era mais favorável. Nove queimado para uma grande aldeia, fez alguns prisioneiros, entre eles um certo CORYDON, o líder dos rebeldes, era, e tornou-se seu negócio corajosamente pelo Conselho com um presente substancial dotado.

Zoodanige recompensa ambição até do ainda jovem pungente ISAAC NASSY, berokkkende esta incentivar ruína juventude. Jealous do prêmio, adquirida por seu companheiro crente, e acho que eles são que Bushnegroes contra "fundos reservados cobrar nenhuma coragem nem poder conseguiu desenhar, ele recolhe em quase uma dúzia de seus amigos, armando suas melhores escravos e, seu, deve dotar-se com um estoque sucessores insignificantes de munições e recursos de vida por dez ou doze dias, e continua, assim, obrigados a fugir do "inimigo. Mas ele se deparou com "um número muito maior do que ele havia calculado. realizou uma temporada longa

os brancos ainda estão de pé. Nassy colocou grande bravura no dia, e embora ele tinha obtido um rifle tiro na perna direita, ele tinha grande dificuldade reuniu seus homens e estimular a sua coragem afundando novamente. Mas em vão. Ele foi capturado vivo pelos negros, e cruelmente assassinada. Talvez eles não teria poupado sua vida, para saborear a satisfação de si para ser um 'branco servir; mas a vingança que muito grave em seus peitos selvagens blaakte, deixá-los ainda este cruel não permite misericórdia. No entanto, eles perderam nesta ocasião dois dos seus chefes, e vinte soldados (1).

É um espetáculo notável, de modo a ver luta livre em um terceiro continente, o exílio asiático com o filho deplorável da África. Aqui ainda tinha a gema

_________

(1) Histórico Essai, T. I, p.98, 99.

Depois de longa e aquisição ácido experiência foi finalmente percebeu a necessidade de também chegar a um acordo com os últimos quilombolas (ou negros fugitivos). No 23 de maio de 1761 foi uma paz com os que agora colocar um fim aos passeios armados, que tinham sempre obrigados, por mais de meio século a tomar contra eles.

Mas esta paz não era muito estável. ocorreu no ano de 1772, o

Conselho de Administração, mais uma vez pediu para ligar para os Bushnegroes civilizados e ricos cada vez mais o apoio da pátria (1).

Os Estados Gerais enviou um corpo de quinhentos homens, comandada pelo capitão FORGEOUD, que já na Berbice é distinguira sujeitando alguns a se revoltar escravos overgeslagene. Dois anos mais tarde um cordão militar foi retirado do Savannah dos judeus até informados re Commowine Rio, e de lá para o mar. Do raio de distância foram

pequena construído por paliçadas reforçados fortes, e para manter confiada aos soldados cujo número foi organizado de acordo com os requisitos de plantagiën atrás da qual os fortificação foram erigidas

__________

(1) Essai Histórico, I.T., p.130.

A partir desse momento a colônia parece menos inconveniente de ter tido os ataques Bushnegro (1).

Expiração da Colônia. As tentativas de recuperação, também utilizado por parte dos judeus. O Rev.

Um câncer roer terrível para alguns anos para o bem-estar da colônia e, gradualmente, também ameaçava minar as partes ainda saudáveis. A má gestão financeira, os gastos ongerelde, medidas dispendiosas para garantir a segurança freqüentemente agredido, especialmente uma riqueza crescente causou a escassez de dinheiro do estabelecimento. Na pátria, onde que estava disponível apenas gereede abundância de medalhas, ele estava disposto a atirar as quantidades necessárias; e plantagiën eram sábios para os moradores ricos da República associados com garantia. Durante cinquenta milhões de florins é contado que plantagiën foram hipotecados aos ricos Holandês (2). Este estado de coisas era muito prejudicial para os plantadores, reduziu significativamente o valor dos ativos, e fez muitos gestores admiradas, com a perda de suas próprias casas, nas mãos dos agentes de escritórios no exterior, enquanto suas dívidas, assim, no entanto, de modo algum completamente sido dizimado, por conta do estado reduzido da propriedade.

__________

(1) Essai Histórico, I.T., p.135

(2) Van Kampen, História da holandesa fora da Europa, Vol. III, p. 274

Os judeus, que compartilharam nas aflições, foram acima mesmo tolerar alguma outra causa de anel de desprezo, que em desvantagem-los muito de saber que eles tiveram a infelicidade sobre o Planters cristã, com a fuga ou rebelião, total ou parcialmente seus escravos poderes para perdas. De tratamento cruel e crueldade isso pode ser muitos deles não inocenta. Parece não só ter sido uma rejeição mútua (já notou isso) entre o exílio da Ásia do mais privilegiado pela natureza e o clima no seu país ontweldigden morador costa queima de Afika; também europeus, com ciúmes de direitos quase iguais neste acordo os volumes impressos normalmente concedidos israelita na parte continental da Europa viu, por vezes, com uma inveja que os assuntos do compatriota privilégio muito afhelden para baixo (1). No entanto, este não era de forma reclamando sobre os governadores da colônia, especialmente desde a saída do governador em 1778. Nepveu praticar seus dois sucessores, os Srs TEXIER e seus Wichers foram ainda favorável por excelência; e foi assim que eles melhoraram vervallene negócios pela indústria e fazer a sua re consideravelmente. Também procura juramentos chefes da sinagoga, sob a protecção de determinados Wichers que a 23 de dezembro 1784, o Conselho aceitou, para levantar-se de novo para a independência multidrogas através da introdução de novos regulamentos para as suas instituições religiosas, conhecidas sob o nome de Ascamoth que maneira temos visto que nessa época também na pátria de alguma anteriormente menos regulados municípios ordenadas foi introduzido (1).

(1) Ver sobre o declínio do negócio da maioria dos judeus sobre o ano de 1770, o historique Essai, T. I., p. 155.

As diferenças na República entre o governador ea cidade de Amesterdão tinha surgido para a liquidação muito desfavorável. O príncipe de Orange passou a noite com ela razão constantemente permanece não insignificante em Forças Armadas Suriname contra os ataques do Bushnegroes urgência ainda à espreita. Holandês Capital viu isso não precisa, e afirmou a suportar por nenhum centavo no custo de fazê-lo. As tropas, no entanto, permaneceu uma proposta urgente aos colonos, e remou os últimos vestígios de insurreição em que foi mais uma vez começou a mostrar nos últimos tempos. A vinte e vilas ou aldeias de negros foram queimados, duas centenas de campos cultivados, de que erlangden suportarão as suas próprias ações, destruídas, e estalou seu mais poder.

(1) A localização do Essai Histórico T.I. Schrijvers, p. 182, 183, governado ou muito desfavorável para este reformas; mas parece que, assim como alguns judeus na mãe que, assim como alguns judeus na mãe pertencia ao partido liberal, e seu discurso, a pedido da escrita Ministro de Estado Dohm, da natureza do caso contra o Rabínico judeus tinham de ser combatida.

O governador tinha gezags suficientes para as disputas surgiu entre os residentes para resolver, e permitiu, de apoio ao comércio, a livre navegação (1). Os méritos do Conselho Stadhouderlijk contra as colônias do Estado não são feitos suficientemente apreciado pelos insultos em atraso.

A prosperidade da pátria parecia a resolução, após a última expedição contra os quilombolas serão partes novamente, ela compartilhado, infelizmente! Logo os efeitos da salvação indefeso dezelfs conflito civil. Tanto o Christian e a população judaica era muito ligado a estas áreas na governança dos Príncipes de Orange, que como Governo Governador Supremo das empresas leste e oeste da Índia de atraíram os interesses das colônias com zelo, e um contrapeso salutar pertenciam à frequentemente estreito espírito mercantil diretores, especialmente da Companhia das Índias Ocidentais. Como chefe da terra e forças navais da República, ele era a única pessoa que possui assistência krachtdadigen em tempos de perigo podia, e fazê-lo com relutância dos outros, às vezes bezigde seus próprios recursos. A nação sérvia judeu não era de grandes obrigações para com o governador que tão gentilmente cuidada aqui na terra natal dos seus interesses. A partir daí, quando a revolução eclodiu em 1795 na Holanda, era de modo algum inclinado na colônia de reconhecer os Diretores levantadas; e que quando o Inglês conseguiu exílio o governador bem-ler, escrever para os Comandantes das colônias holandesas,-se sob a proteção de Inglaterra, este aviso também no Suriname não encontrou muito apoio.

__________

(1) Van Kampen, Vol. III, p. 335-337

Há prevaleceu uma aversão geral ao francês e preferência por

regra de Inglês; e isso não surpreende, uma vez que a colônia tinha devido a sua antiga prosperidade para o Inglês Governador Governo Lord Willoughby, e durante a Chen Espanhol

guerra de sucessão que não tinha experimentado estimativa assassinato dos tipos frota francesa. De lá, as Demerara e Essequibo (judeus Portugesche onde também, especialmente desde o ano de 1776, muitos se tinham estabelecido (1)), é legal narrou os ingleses, assunto, no caso de distância em uma paz, os mesmos privilégios para continuar a partes que foram presos às colónias inglesas nessas regiões; ea revolução de mentalidade MIDDLE RICH na Assembleia Nacional uma proposta para fazer um local de investigação tomada em Índias Ocidentais e sua Administração presente, deixando claro que eles esperam nenhuma boa disposição para com o novo governo, em que as regiões permitidos.

Foi Vice-Almirante DE TERRENO enviou para lá partiu com um esquadrão de demitir funcionários da República das gezoren juramento do Governo do Estado-Stadholderly, eo novo não passar; mas isso teve pouco impacto sobre as mentes dos moradores. Enquanto isso Suriname ainda era o abrigo de refugiados durante o reinado de terror, e continuou sob os novos funcionários, que tinham feito um juramento à República Batavian, à pátria, mesmo sob um novo Conselho, verdadeiro (1).

__________

(1) CAMPS, História do Inglês fora da Europa, Vol. 111, p. 373, 374.

De: História dos judeus na Holanda. HJ Koenen. Utrecht, Van der Post Jr., 1843. XVIII, 520 pp. 22 centímetros.

------------

bibliografia

Judeus em outro ambiente: Suriname na segunda metade do século XVIII (Série de Brill em Estudos Judaicos). R. Cohen. Leiden, Brill, 1991. pp 350. Hardcover com sobrecapa. ISBN: 9004093737. Ainda assim, o estudo de maior autoridade da história dos judeus no Suriname. O assentamento de judeus no Suriname começa quando a colônia ainda estava em mãos britânicas. David Cohen Nassy (1612-1685) nasceu em 1612 em Lisboa. Como resultado da Inquisição ele fugiu para Amsterdã. Em 1664 mudou-se com um grande grupo de judeus em Cayenne. Desde que podem estabelecer que quaisquer assentamentos que deixam surge ao vizinho Suriname, onde a maior colônia judaica (Jodensavanne / Torarica). Nassy é o autor do Essai Histórico Colonie Suriname ( "História da Colônia do Suriname. Compilado por uma empresa ou aprendido povo judeu ali, 1788).

Cohen descreve em detalhes o início da história dos judeus no Suriname. Grande parte dos sobrenomes de origem judaica que agora ocorrem no Suriname ainda ser encontrados neste livro.

História dos judeus na Holanda. HJ Koenen. Utrecht, Van der Post Jr., 1843. XVIII, 520 pp. 22 centímetros. Publicado pelo Provincial Utrecht Sociedade de Artes e Ciências. estudo detalhado dos judeus na Holanda desde a Idade Média até 1840. Inclui um interessante capítulo sobre os judeus no Suriname. recurso valioso

A nação judaica no Suriname: ensaios históricos. Robert Cohen (ed.). Amsterdam: Emmering, 1982. 103pp. Prefácio pelo prof. R.A.J. Lier. Com bibliografia e ilustrações. 20 x 25 cm. ISBN: 90-6033-521-X. interessante colecção de contribuições de vários cientistas. Softcover com ilustração.

Essai sur la historique colonie do Suriname, sa fondation, ses revoluções, ses progres, depuis jours filho origem jusqu'à nos, ... avec l'histoire de la nação juive portugaise et allemande y établie, et leurs privilégios immunités franquias: ... / le tout ed. sur des peças authentiques y ointes, et mis en ordre par les rains e Réprésentans o ladite nação Juive Portuguesa [Mos. Pa. ... de Leon et al.]. Mos. Pa. de Leon. Amsterdam: Emmering, 1968. reimpressão Inalterado da 1ª edição: Paramaribo, 1788. 192pp. & 197pp. 2 partes na primeira banda. 23 cm.

A colonização do Português nação sérvia judeu no Suriname e da história dos judeus Savannah. Fred. Oudschans Dentz [com prefácio de H.D. Benjamin]. Amsterdam: M. Hertzberger de 1927. Frederik Oudschans Dentz 1876-1961. Herman Daniël Benjamins 1850-1933. Referências bibliográficas. 63pp. ilustrações. 24 centímetros. 1ª edição rara (na Emmering reimpresso em 1975).

A colonização do Português nação sérvia judeu no Suriname e da história dos judeus Savannah. Fred. Oudschans Dentz. Amsterdam: Emmering, 1975. Fax edição da 1ª edição de 1927. capa mole. 24 centímetros.

Carta para minha mãe. Ischa Meijer (1.943-1995). Haia: Bakker, 1974. 95pp. 22 cm. ISBN: 90-6019-324-5. Ischa Meijer, jornalista e escritor, era o filho de Jaap Meijer (1912-1993). No início dos anos cinquenta vertok a família Meijer de Amsterdão a Suriname. Na Carta a minha mãe descreve Ischa incluem partida e permanecer no Suriname. Jaap Meijer tem vários ções públicas sobre o judaísmo em Suriname para seu nome MJ W. O. Rabinato Chefe Paramaribo de Lewenstein (1857 / 8-1864).

MJ Rabinato Chefe Paramaribo de Lewenstein (1857 / 8-1864). Análise do judaísmo surinameses em sua crise. Jaap Meijer. Amsterdam: A Publishing Triângulo de 1957. Jacob (Jaap) Meijer (1912-1993), publicado sob o pseudônimo de Saul van Messel poesia. Ele era o pai de Ischa Meijer. Jaap Meijer estudou no Seminário em Amesterdão Países Baixos história de Israel. Ele sobreviveu campo de concentração da Segunda Guerra Mundial Bergen-Belsen. No início dos anos cinquenta foi ao Suriname, onde ele se estabeleceu como um professor.

Espanhóis e portugueses judeus no Caribe e Guianas: uma bibliografia. Mordechai Arbell (compilado por). The Brown Biblioteca John Carter, Providence / Inter Americas, Nova York: 1992. Hardcover com sobrecapa (foto Sinagoga Paramaribo). Esta bibliografia é o resultado de um estudo de 30 anos de literatura no campo de judeus no Caribe e as Guianas, incluindo publicações sobre a comunidade judaica no Suriname. Indispensável para a pesquisa e para qualquer colecionador. Index.

Judeus portugueses da Jamaica. Mordechai Arbell. University of the West Indies Press, 2001. Paperback. 229 mm x 152 mm 104pp. Um relato abrangente da população judaica da Jamaica e do seu papel na vida económica e cultural do país. A partir do século 16, o autor narra luta dos judeus pelos direitos civis e preservativos gratuitos e as formas em qual atua desempenhou um papel fundamental no comércio internacional.

Os holandeses no Caribe e na costa selvagem [3 Volumes]. Goslinga, Cornelis CH. Assen. Van Gorcum & C

Carl Haarnack
Outras leituras:
Judeus no Suriname. 400 anos auge chegada do Suriname judeus, declínio. Ben Ipenburg. Editor Ipenburg de 2015.
David Nassy, Essai sur la historique a colônia Suriname (1788). Tradução: História da colônia de Suriname. Amsterdam: Emmering de 1974.
Crioulas judeus: Negociação comunidade em Colonial Suriname. Wieke Vink. Leiden: Real Instituto de Linguística e Antropologia de 2010.
Judeus em outro ambiente: Suriname na segunda metade do século XVIII (Série de Brill em Estudos Judaicos). R. Cohen. Leiden, Brill, 1991.
A nação judaica no Suriname: ensaios históricos. Robert Cohen (ed.). Amsterdam: Emmering de 1982.
Jonathan Schorsch, judeus e negros no início do mundo moderno. Cambridge University Press, 2004.
Ellen Ombre. Negro judeu na pátria. Amsterdam. Amsterdam: De Arbeiderspers. 2004.

https://bukubooks.wordpress.com//?s=Search%E2%80%A6&search=Go

Nenhum comentário: