quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Após Farc, Colômbia inicia negociações de paz com ELN

Atenção: Santos o Presidente da Colômbia, assinou o "falso" acordo de paz com as FARC atendendo agenda do Foro de São Paulo;  — Agora a Colômbia inicia o "falso" acordo de paz  com a ELN atendendo agenda do Foro de São Paulo. Santos recebeu até o prêmio Nobel da "Paz". Observem no Brasil a guerrilha nos presídios, nas ruas, nas cidades, como está em evolução, cumprindo agenda do Foro de São Paulo enquanto os governantes corruptos mudam as Leis em desobediência a Constituição, ao estado democrático, à nação brasileira.

Integram o Grupo de Amigos do Brasil para a "falsa" Paz na Colômbia (FARC/ELN membro do Foro de SP), além da deputada Jô Moraes(PT), o professor Marco Aurélio Garcia(criador,diretor do Foro de SP), o senador Aloysio Nunes Ferreira(PSDB), o embaixador Antonino Mena Gonçalves(embaixador do Brasil na Colômbia), Rosita Milesi(Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos, irmã Scalabriniana, advogada, Membro do Setor Mobilidade Humana da CNBB) , os professores Paulo Sérgio Pinheiro(Direitos Humanos PNDH de FHC e Ivan Marques de Toledo(reitor UnBe jornalista Clovis Rossi(esquerdista da Folha SP).

BOGOTÁ E QUITO, 08 FEV (ANSA) – O governo colombiano anunciou o início das negociações de paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN), o maior grupo guerrilheiro ainda em atividade no país, já que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chegaram a um acordo com Bogotá em 2016.   
O ato de abertura formal das tratativas foi realizado na última terça-feira (7), em uma comunidade jesuíta de Quito, capital do Equador, e contou com a presença de negociadores dos dois lados e membros do governo local, liderados pelo chanceler Guillaume Long.   
Tanto a Colômbia quanto o ELN se disseram dispostos a prosseguir com o diálogo “sem complicações”. Pablo Beltrán, chefe da delegação da guerrilha, afirmou que o grupo “aceitará sua responsabilidade pelos fatos ocorridos” durante mais de 50 anos de conflito e mostrou confiança de que o outro lado “fará o mesmo”.   
Por sua vez, Juan Camilo Restrepo, líder dos negociadores de Bogotá, cobrou do ELN uma “renúncia pública” a atividades de sequestro. As tratativas eram para ter começado ainda em 2016, mas a recusa da guerrilha em libertar o ex-congressista Odín Sánchez Montes Ocoa acabou atrasando seu início.   
A vítima foi solta na semana passada, permitindo o pontapé inicial nas negociações. O ELN possui um contingente estimado em 1,5 mil militantes, atrás apenas das Farc, que assinaram um acordo de paz com a Colômbia no fim de 2016. O pacto rendeu o prêmio Nobel da Paz ao presidente Juan Manuel Santos.   
A aproximação entre o governo e a guerrilha começou em 2014, em reuniões secretas realizadas em Equador, Brasil e Venezuela, com Cuba e Chile como “acompanhantes”. As conversas exploratórias terminaram em 2016, quando os dois lados anunciaram a disposição de começar as negociações, que também serão monitoradas por nações como Itália, Alemanha, Holanda, Suécia, Suíça e Noruega.   
(ANSA)
ATENÇÃO PARA AS INTENÇÕES DA COLÔMBIA E FÔRO DE SÃO PAULO:
http://istoe.com.br/apos-farc-colombia-inicia-negociacoes-de-paz-co

Nenhum comentário: