quinta-feira, 21 de março de 2013

Petróleo! disse o General Etchegoyen

Perguntado certo dia sobre o problema do petróleo, o General Etchegoyen respondeu:
54FOTO1.JPG
Médici,Figueiredo e Etchegoyen
- " Mas eu fui eleito justamente pelos militares que não queriam mais que se falasse neste assunto  do petróleo aqui dentro do clube.”

Conforme Pedro de Arbues Martins Alvarez, “os entreguistas alegavam que nós não tínhamos recursos financeiros nem capacidade técnica para explorar o petróleo... Chamaram um tal mister Link [Walter K. Link],   Link especialista da Standard Oil, que disse não haver petróleo no Brasil. Ele era "autoridade", então oficialmente não tinha petróleo...”   

Conforme O Semanário Pg.8 1.caderno de 10 a 17/12/1960 por Edmar Morel

O relatório de Walter Link dizendo que além das reservas conhecidas do Recôncavo Baiano, não havia outras áreas de petróleo no Brasil que compense industrialmente, tem 52 páginas, e foi escrito em inglês. Uma cópia foi levada para Standard Oil, e outra entregue ao sr. Glycon de Paiva, que uma conferência secreta, leu o documento na Escola Superior de Guerra. Estes fatos, foram denunciados pelo O Seminário, e repercutiram na Câmara dos Deputados através de um discurso do Sr. Gabriel Passos.
Em 13 de março de 1955, a Petrobrás revelou a existência de petróleo no Amazonas em Nova Olinda, acontecimento que fêz vibrar o mundo inteiro. Depois foi em Alagoas em Jequié da Praia, todos paralizados por sabotagem de Walter Link, o ianque alto funcionário da Petrobrás. O engenheiro Lindomar Mota superintendente dos serviços da Petrobrás, revoltado, enviou relatório ao superintendente geral, ou seja, ao próprio Link que mandou punir o engenheiro brasileiro (o relatório no semanário ao lado)

Getúlio Vargas sancionou, a 3 de outubro de 1953, a Lei Nº 2004, que criou a Petrobrás, nascida com o regime do monopólio(?) durante cerimônia no Palácio do Catete,
Do discurso pronunciado de Getúlio Vargas:
“A Petrobras assegurará não só o desenvolvimento da indústria petrolífera nacional, como contribuirá decisivamente para eliminar a evasão de nossas divisas. Constituída com capital, técnica e trabalho exclusivamente brasileiros ( e os acordos de Washington já firmados?), a Petrobras resulta de uma firme política nacionalistas no terreno econômico, já consagrada por outros arrojados empreendimentos em cuja viabilidade sempre confiei.”
Fonte:
http://mudancaedivergencia.blogspot.com.br/2013/03/a-farsa-do-petroleo-e-nosso-lobato.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Relat%C3%B3rio_Link 

Nenhum comentário: