segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Greve da PM na Bahia com gente armada é coisa de quadrilha!




Fevereiro de 2001.  ladrões e desordeiros estavam à vontade em Salvador. Seis agências bancárias e quarenta ônibus foram assaltados só na quinta-feira. Dezenas de lojas tiveram os estoques saqueados. Centenas de encapuzados, muitos usando uniforme da Polícia Militar, rodavam pela cidade exibindo armamento pesado. Um grupo desses chegou a desfilar pelos corredores de um shopping, aterrorizando comerciantes. Cidadãos em pânico corriam de um lado para o outro, com medo de arrastões, de tiroteios e dos mascarados. Algumas pessoas saíram armadas, dispostas a se defender a bala na hipótese de assalto. Emissoras de rádio apelavam para que a população não saísse de casa. Os bancos e o comércio fecharam as portas. Empresas de transporte reduziram o serviço ao mínimo. A preocupação com parentes e amigos levou muita gente ao telefone. Um aumento de 60% no total de ligações tirou aparelhos do ar por quatro horas e isso deu origem a um boato sobre sabotagem no sistema. O corpo de um homem morto a tiros ficou horas estendido numa passarela sobre uma das principais avenidas de Salvador. A média de homicídios a cada 24 horas aumentou de três para dez casos. Pior: em cidades em torno da capital, o cenário era idêntico. "Não tenho mais a quem recorrer", dizia a comerciária Maria Cristina dos Santos, sentindo-se ameaçada por uma tropa de encapuzados. Em greve, exigindo aumento de 100% nos salários, os policiais militares da Bahia tornaram-se o principal motivo de insegurança na capital. 


"Greve de gente armada é coisa de quadrilha", diz o sociólogo e coordenador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais, Cláudio Beato. http://veja.abril.com.br/


ADENDO FEVEREIRO DE 2012: 
Loja é saqueada em Salvador durante a greve da PM; agentes da Força Nacional e militares patrulham ruas
Loja é saqueada em Salvador
 durante a greve da PM;
agentes da Força Nacional
 e militares patrulham ruas
Lula disse que foi o Governo da Bahia em 2001 que articulou os arrastões em greve da PM para culpar os policiais.

Lula em 2001 ainda defendeu explicitamente os Policiais Militares que faziam greve na Bahia, e disse que eles tinham todo o direito de pararem as suas atividades.

Mas isso era em 2001 quando o PT não estava no poder, hoje o Governador Jaques Wagner (PT) acusa os PM's grevistas de provocarem os arrastões, e que os PM's não tem o direito de fazer greve.

Como assim, mas e o que o chefe da petralhada Lula disse em 2001 não vale mais ?


Sem mais, leiam a matéria abaixo e tirem as suas próprias conclusões.

Em tempo, bem que a Dilma Rousseff, que enganou todos com a PEC300, poderia ler essa matéria no seu tablet, antes de mandar o Exército massacrar os grevistas, e os mandarem para presídios federais.

Em tempo 2, que os advogados dos Policiais Militares da Bahia que forem eventualmente presos usem essa matéria como defesa, e mandem intimar até o xx-presidente Lula para depor a favor dos policiais, certo ?

Em tempo 3, com base no que Lula disse, acha, e pensa, os Policiais Militares de todo o Brasil tem o direito de fazer greve.http://ricardo-gama.blogspot.com/2012/02/greve-da-pm-na-bahia-em-2001-lula.html

Nenhum comentário: